Tortinha de limão

Olá!

Sabe aquele dia de domingo, após o almoço, em que você olha pros lados (e sobretudo na geladeira) e não vê nada docinho pra comer? Mas aí você pensa: poxa, tô cansada. Mereço dormir um pouquinho nesse final da tarde pra repor minhas energias. Beleza! Aí você até deita, mas entra em cena a sua lombriga de estimação que lhe “caninga” até que você cede e levanta pra fazer alguma sobremesa.

Bom, há quem diga que isso não acontece, mas por via das dúvidas venho hoje compartilhar uma receitinha mara pra fazer nessas horas difíceis e que cai muito bem com café ou chá. Aliás, cai bem com tudo! Faço inclusive pra festinhas aqui em casa. Bora aprender?

Tortinha de limão

tortinha de limão

Ingredientes:

1 gema

100 gramas de manteiga em temperatura ambiente

3 c.s. açúcar

1 pitada de sal

3 c.s. leite

2 xíc. chá farinha de trigo

raspas de 1 limão e suco de 1/2 limão

1 lata de leite condensado

Misture a gema, manteiga, açúcar, leite, sal e farinha de trigo até formar uma massa unida que solte das mãos. Forre fôrminhas de empada (usei uma fôrma de mini cupcakes) com uma camada fina de massa. Misture as raspas do limão, o suco e leite condensado e despeje nas fôrminhas. Não preencha até a borda porque pode transbordar quando estiver no forno. Leve ao forno (180 graus) até dourar.

Caso queira incrementar as tortinhas, prepare um merengue suíço para cobrir. Para fazê-lo, vamos precisar de:

1/2 xícara chá + 4 c.s. açúcar refinado

3 claras

1 pitada de sal

Misture tudo numa panela pequena e leve ao fogo (baixo) ou banho-maria. Mexa até sentir que o açúcar derreteu. Se tiver um termômetro culinário, espere chegar até 60°C e desligue o fogo. Transfira imediatamente para um bowl e bata na batedeira por 1 minuto em velocidade média e por mais 3 a 4 minutos na velocidade alta. Ponha o merengue numa manga de confeitar e decore as tortinhas como achar melhor. Pra finalizar (opcional), use o maçarico para dourar a superfície do merengue ou polvilhe raspas de limão por cima.

É isso! Tortinhas lindas e saborosas, lombriga feliz da vida e você sossegada pra ir dormir. Vá! Você merece. zzzzzzzzzzzzzz

Ops, mas antes de voltar pra cama, faça um favor:
Se você gostou deste post, compartilhe nas suas mídias sociais e com seus amigos.
Não esqueça de seguir o blog Artista de Plantão nas Mídias Sociais.
E já sabe: comenta aqui ou lá no meu canal no Youtube (clique AQUI pra se inscrever) pra dar ideias e me ajudar a fazer posts interessantes.
Beleza? Tô esperando ;D

Por:
Passei muito tempo da minha vida querendo entender quem eu era, pois fazia muitas coisas diferentes e aparentemente desconexas. Hoje, sou bancária, bailarina, atriz (nas horas vagas), gosto de pintar, cozinhar, fazer scrap e artes manuais em geral, sou mãe, esposa e cristã. Coisas que se entendem entre si, pois esta sou eu. Espero que esse cantinho virtual seja um espaço agradável, como o aroma refrescante do orvalho da manhã ou o cheirinho peculiar do café novinho no fim de tarde. Seja bem vindo(a)! Entre e sinta-se em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *