Como fazer uma árvore de Natal fofa, sustentável e divertida

arvore de natal
Olaá!
Pelo que tenho visto no reader, constatei que não sou a única enlouquecida por concluir a decoração para o Natal. É verdade que se trata da época mais emocionante e fantástica do ano. Tempo de se confraternizar, de rever os erros e procurar acertar, tempo de comemorar o nascimento Daquele que deu a vida por TODOS nós. Por isso mesmo é que eu fujo dos elementos que tentam “embassar” a razão pela qual comemoramos o Natal. Aqui em casa Papai Noel não é bem-vindo (perdoem-me a grosseria), bem como suas renas saltitantes ou os duendes. Presenteamos uns aos outros, sim! Armamos a árvore de Natal, sim! Ornamentamos a nossa casa com pisca-pisca, sim! Mas tudo com bom senso.
Esse ano eu resolvi inovar a decoração daqui de casa com elementos alegres, formas geométricas diferentes que nos lembra que temos um Pai Celestial criativo, que criou todas as coisas (inclusive as formas, né?). Também inclui na decoração uns animais e um anjinho.
Compartilho, entre outras coisas, a ideia das bolas da árvore de Natal feitas com papietagem (que é a combinação de cola com papel picado). Primeiro, pica-se o papel (não vale usar tesoura, pois isso prejudica a fixação das pontas do papel). Faça uma mistura de cola (gosto da cascorez) com água, na proporção de um para um. Encha um balão de festa até a medida que desejar e prenda-o. Comece passando a mistura de cola com a ajuda de um pincel de cerdas longas. Aplique uma camada de papel. Repita a aplicação da cola e do papel por mais duas vezes. Leve o balão para secar ao sol, pendurado em algum lugar (usei o varal) de um dia para o outro.
papietagem
Depois disso, passe uma demão de tinta acrílica branca (própria para artesanato) e deixe secar por cerca de 2 horas. Agora é só usar a criatividade e pintar como quiser. Eu apliquei lantejoulas em umas, brilho em outras, pintei em formatos diferentes. Crie você também!
Depois de tudo (quase) pronto, chegou a hora de estourar o balão. Para isso, basta puxar a válvula do balão que ficou do lado de fora. Para que a bola natalina fique suspensa, será necessário criar um pêndulo que a sustente.

Peque uma fita ou corda encerada, faça um nó na ponta e insira um palito de fósforo grande. Daí é só enfiar o palito dentro da bola e puxar em seguida. A corda não vai se soltar.

papietagem

papietagem

Pensei muito sobre como seria a nossa árvore. Já estava cansada de árvore rústica feita com cipó e também não queria um pinheiro (não esse ano, mas quem sabe no próximo!). Então, resolvemos catar arbustos secos no matagal que existe em frente à nossa casa (veja o post aqui). Pintei-o todo de branco.
Uma dica: tentei usar spray, mas rendeu muito pouco e nem ficou com o branco que eu desejava. Acabei usando tinta acrílica branca diluída em um pouco d’água.
arvore de natal
Para servir como base, reaproveitei uma lata de tinta que pairava em meu quintal. Pintei com spray azul próprio para metais e ficou com um acabamento lindo!
Para compor a árvore – como já mencionei – fiz figuras geométricas com a minha Cricut, com o cartucho “Accent Essencials”.
arvore de natal
Para dar um alto relevo, cortei papelão no mesmo tamanho e colei os desenhos na frente e no verso. Se você está se lamentando porque gostou do efeito e não tem uma Cricut, não desanime. Usando o papelão já cortado no tamanho que quer, dê uma demão de tinta acrílica branca, espere secar e depois pinte com quiser. Fiz uns assim e deu muito certo! Sugiro até comprar uma cola alto relevo na cor desejada (usei preta e branca) para dar um acabamento mais bonito.
Enfim, fiz um bocado de tags e prendi com corda encerada.
Para dar mais alegria à árvore, fiz lacinhos com vários tons de fitas e usei os pássaros e pérolas do aniversário de Samara. Ah, também cortei diversos tipos e cores de folhas (de árvore) na Cricut, que representam as quatro estações do ano e o encerramento de mais um ciclo da vida. E não é assim?
arvore de natal
Pus a árvore no lobby, que é um lugar de trânsito e subutilizado. Além do mais, é a entrada da casa…e ver uma árvore alegre dessas logo na entrada já dá um ânimo diferente. Vocês não concordam? Quem concorda, comenta aqui. Quem não concorda, também comenta pra não perder a viagem. hahaha
Beijos e até a próxima!
Por:
Passei muito tempo da minha vida querendo entender quem eu era, pois fazia muitas coisas diferentes e aparentemente desconexas. Hoje, sou bancária, bailarina, atriz (nas horas vagas), gosto de pintar, cozinhar, fazer scrap e artes manuais em geral, sou mãe, esposa e cristã. Coisas que se entendem entre si, pois esta sou eu. Espero que esse cantinho virtual seja um espaço agradável, como o aroma refrescante do orvalho da manhã ou o cheirinho peculiar do café novinho no fim de tarde. Seja bem vindo(a)! Entre e sinta-se em casa.

9 comentários em “Como fazer uma árvore de Natal fofa, sustentável e divertida”

  1. Adda, adorei sua árvore… ela me lembra muito uma que minha mãe montou quando eu era criança! hehehe Acho legal a gente inovar na decoração de casa. Por enquanto, só o presépio que meus pais trouxeram de uma viagem ao Sul está montado… falta todo o resto… hehehehehe Casa nova é assim mesmo!
    Um beijo e obrigada pelas dicas maravilhosas!

  2. Adda, estou contigo e não abro. Gostei de sua frasse "fugir dos elementos q tentam embassar a razão do Natal". Acho q Natal virou puro comercialismo, e isso me irrita muito, me irrita tanto q este ano ainda não "conseguir" decorar nada aqui em casa. Ainda não conseguir sentir esse espírito natalino.
    Gostei demais de sua árvore por ser simples e artesal.
    Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *