Chá das Princesas: festa de menina com piquenique e ares de realeza

Olá!
Hoje venho compartilhar detalhes da composição da festa do niver de 8 anos da minha filha. Explico direitinho o processo porque, enfim, é sempre importante saber como as coisas são concebidas. Mas se eu deixar passar algum detalhe, deixa um recadinho aqui embaixo do post que eu posso editá-lo.
Primeiramente, quanto ao tema: pensei em fazer algo que usasse as 452 (hipérbole à vista!) fantasias que a minha irmã trouxe do exterior pra Samara. Muitos vestidos lindos, dignos de uma princesa. Aí pronto: chá das princesas. E por que não? Uma festa no final de tarde com ares de chá das cinco é digno da realeza. Disse pra ela que poderia chamar todas as colegas de turma e mais duas amigas extra-classe que são muito íntimas.
Momento aspas: Se você ainda não fez festinha só pra crianças, sugiro tentar na próxima oportunidade. É o melhor presente que pode dar ao seu filho e a si mesma, pois a festa fica personalizada, realmente direcionada aos pequenos, mais barata e divertida. Depois farei um post sobre isso.
Tema proposto e aprovado, fui pensar nas cores e escolhi amarelo em homenagem a Bela (nossa princesa favorita) e rosa porque gostamos mesmo e pronto haha. O detalhe mais importante é que, apesar do tema ser sugestivo ao uso das princesas da Disney, fiz questão de colocar nada acerca delas no intuito de que todas as meninas se sentissem realmente princesas e especiais. Mas alguns personagens em comum foram pensados (consciente ou inconscientemente, vá saber!): pássaros (lembra de Branca de Neve cantando com os pássaros?), flores (afinal, princesa que se preze tem que gostar da Natureza), joias, coroas e princesas feitas em papel maché. Sim, porque esta era a oportunidade de eu pôr em prática a técnica de papietagem. Para a padronagem, pensei em Tuty e encomendei a ela um tema original, pensado exclusivamente pra esse chá. Clique AQUI e veja.
2013073126_cha-princesa
O convite ficou bem simples, mas impresso em papel couché e com mapa da nossa casa no verso. Ficou lindinho, parecendo aqueles menus do Mario Bros com caminho entre pontes, crocodilos e florestas até chegar ao castelo. Não tenho o arquivo do mapa, mas o modelo do convite ficou assim:
image001
Para o menu das princesas, optei por salgadinhos diversos, canudinhos recheados com patê, pipoca, cachorro-quente e amendoins. Acomodei em cones, pratos de bolo e baldinhos coloridos e deixei tudo à disposição delas acima da toalha de piquenique. As formigas piraram! Os lugares foram marcados com um pratinho, um conjunto de talheres e um potinho de pipoca. Queria também usar umas tags com o nome de cada princesa, mas o vento não permitiu tal peripécia. A decoração ficou por conta dos cravos amarelos. Os copos eram de alumínio pintado e personalizei com o nome de cada uma.
chá das princesas
chá das princesas
chá das princesas
Para a mesa dos doces, fiz docinhos de taça, trufas de chocolate com nozes, cupcakes, biscoitos amanteigados decorados, alfajores e brigadeiros. Comprei também amendoins coloridos, mashmallows e suspiros para compor com 2 torres transparentes nas laterais do bolo de chantilly com morangos (delíciaaaaaa!).
chá das princesas
Detalhe importante: não fiz lancheirinha tradicional com baganas sem fim, mas optei por comprar bolsinhas que continham plumas e que serviram para que as princesas pudessem encher até o limite com os docinhos da mesa. Achei uma boa solução pra acondicionar as guloseimas da festa e, sobretudo, evitar as cáries com um bocado de baganas sem propósito nas lancheirinhas. As mães agradecem! ;D
chá das princesas
chá das princesas
Preparei um cantinho especial pras meninas se maquiarem, pintarem as máscaras (estilo festa à fantasia) e pintarem os rostos ou corpo com tinta especial. Lá pus também as coroas que cada uma iria receber quando chegassem. Ao lado ficaram as fantasias para que escolhessem qual usar durante a festa.
maquiagem e máscaras
Gente, não tenho palavras pra descrever como essa festa foi agradável. Amei brincar com as pequenas, pintá-las, vê-las curtindo todos os detalhes preparados exclusivamente para elas. Minha irmã Nara – que é a fotógrafa profissional da família – veio pra registrar tudo, mas se destacou também como animadora de festa, fazendo as meninas brincarem com as mesmas brincadeiras que nós (mais velhas) brincávamos na nossa infância. Minha amiga Glória chegou a tempo de contar histórias pras princesas e o restante da festa ficou realmente por conta da animação delas.
contos princesas
brincadeiras chá das princesas
Postei poucas fotos dessa vez porque elas foram corrompidas e somente algumas foram recuperadas. Fiquei sem detalhes da mesa dos doces, mas deu pra ter uma ideia de como foi a festa com as que restaram. De todo modo, as pessoas são mais importantes do que as coisas, não é mesmo? Ter as fotos de Samara e das divertidas amigas de volta já está muito bom pra mim. Docinhos eu posso fazer depois e tirar as fotos ;D
 chá das princesas
Bom, é isso! Se você gostou do post, deixa um comentário pra mim, vai! Também tem as redes sociais aí que gostam de ser utilizadas, né? Não ofende compartilhar ;D
Beijos e até a próxima!
Por:
Passei muito tempo da minha vida querendo entender quem eu era, pois fazia muitas coisas diferentes e aparentemente desconexas. Hoje, sou bancária, bailarina, atriz (nas horas vagas), gosto de pintar, cozinhar, fazer scrap e artes manuais em geral, sou mãe, esposa e cristã. Coisas que se entendem entre si, pois esta sou eu. Espero que esse cantinho virtual seja um espaço agradável, como o aroma refrescante do orvalho da manhã ou o cheirinho peculiar do café novinho no fim de tarde. Seja bem vindo(a)! Entre e sinta-se em casa.

9 comentários em “Chá das Princesas: festa de menina com piquenique e ares de realeza”

  1. Adda, tudo lindo demais!
    Quando vi as fotos me lembrei de um blog que adoro que se chama Alguma Bossa. Lá as leitoras enviam fotos de decorações que elas mesmas produziram. Acho que vc deveria compartilhar essa belezura por lá tb. rsrs
    Parabéns pela criatividade.
    Beijos.

  2. Que festa lindaaaaa… E essa última foto de vocês, perfeita!
    Você caprichou Adda, e saiu tudo como uma festa de princesa mesmo… linda aquela foto das meninas no picnic, que coisa mágica! ^^

    Ah… mas mesmo achando tudo lindo… parei nesse bolo!!! O bolo mais legal que eu jah vi… e digo mais! Estou prestes a te copiar!! rsrsrs
    Esse bolo abalou geral!

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

  3. Adda, fico admirada de ver sua dedicaçã a sua filha. Que coisa bonita de ver.
    A festa deve ter sido linda mesmo, pelas fotos aqui dá pra ver o carinho, amor, e cuidado com que preparou tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *